CRM

Estratégias de Marketing para conquistas novos clientes

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Algumas estratégias de marketing pode ser aplicadas na sua empresa mesmo com baixo orçamento, algumas dependem somente de “vontade de fazer” e criatividade para utilizar os recursos que provavelmente já estão a sua disposição.

Dê visibilidade a si mesmo, compartilhes suas idéias por um blog ou um e-mail mensal (newsletter). Ao fazer isso você irá se estabalecer como um referencial sobre o assunto que esta escrevendo e com isso atrair mais atenção e potenciais clientes. Quando possível dê gratuitamente, aulas, palestras e entrevistas, se necessário se ofereça para isso, quanto mais você for conhecido como referencial maior a quantidade de oportunidades irão surgir.

Todo mundo tem um site, se não tiver, corra e crie o seu imeditamente. Nele inclua formulários para captação de novos contatos, em troca de acesso a algum tipo de serviço on informação que seja de utilidade para o seu público alvo. Centenas e até milhares de visitas nos sites não são “capitalizadas” em novas oportunidades de negócios, aproveite-as. Quando for ajustar seu site, ou mesmo criá-lo, otimizeo para buscas no Google, existem técnicas específicas para fazer com que a sua empresa ou negócio apareça na primeira página de busca de potenciais clientes. A internet é o inicio da maioria dos negócios hoje em dia, seu site deverá ser um repositório de informações úteis e relevantes para seus clientes e futuros clientes.

Você com certeza faz parte de alguma ou várias redes sociais. Não faça isso a “passeio”, aproveite toda oportunidade que tiver para se comunicar com possíveis novos clientes. Faça parte de grupos específicos, onde você poderá reponder peguntas e potencializar novos clientes, ofereça seu tempo para ajudar as pessoas de forma profissional e sincera, isso gerá credibilidade e traz oporunidades como retorno

Seus atuais clientes sempre serão os seus maiores “garotos propaganda”. Utilize seus testemunhos como ferramenta de marketing. Novos clientes sempre avaliam as opiniões de clientes já existentes no momento de tomada de decisão. Garanto que se eles estiverem satisfeitos será um prazer testemunhar a eu favor. Peça indicações de novas oportunidade para os clientes da sua base e os recompense de alguma forma.

O maior problema sempre será a inércia. Mexa-se e veja seu negócio prosperar!

Valder Cantídio (Dir. Produto e Marketing)

Sobrevivendo como empreendedor

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Segundo algumas estatísticas 20% das empresas não conseguem chegar ao quinto ano de vida e muitas que conseguem tampouco conseguem crescer de forma considerável. O dia a dia de quem decide enfrentar o desafio de empreender é muito abrangente. Vários aspectos, inclusive alguns que aparentemente não tem importância direta são fatores de sucesso na empreitada.

Ser dono de um negócio é ter responsabilidades que vão além do horário comercial. É uma tarefa de todas as horas em todos os dias da semana, sem folga ou descanso. Mas como conseguir ter energia e motivação para vencer os obstáculos ou ainda não desmotivar-se com alguns fracassos no meio do caminho?

Em primeiro lugar, seu principal apoio é e será sempre a sua família. Ela é o suporte de energizará sua “bateria” para ultrapassar as dificuldades diárias. É importante que você “devolva essa energia” com sua atenção. Reserve tempo para isso, agende cinema, jantar, futebol com filho ou qualquer atividade que mostre a importância que eles tem na sua vida. Da mesma forma seus amigos tem muita importância. Jogar conversa fora, dar risadas em encontros informais, que inclusive podem ser em conjunto com as famílias, são eventos de alto poder energético e motivacional, que não devem ser neglicenciados.

Problemas sempre irão existir, alguns deles sem uma solução aparente, contudo, sempre existirá uma solução. Uma fonte inesgotável de resoluções esta na sua rede de contatos, seu network. Pessoas que você já conhece podem ter passado por situações iguais ou parecidas e suas experiências podem ser fundamentais para que você encontre a solução do seu problema. Cuide da sua “agenda de contatos“, ligue, encontre-os pessoalmente, crie formas inclusive de aumentá-la.

A cada novo desafio um novo aprendizado. Durante toda a vida somos instigados a desenvolver novas habilidades. Ninguém possui o conheciment de tudo ou de todas as coisas, por isso, o aprendizado contínuo é uma ferramenta que sempre ajudará ao empreendedor na busca de sucesso. Sua empresa sempre será a maior escola para você e seus funcionários. Agende treinamentos internos e externos, sobre diversos assuntos de interesse da sua organização e replique para todos que não puderam ser treinados diretamente. Ensinar também uma excelente forma de aprendizado.

Doar seu tempo é uma outra grande oportunidade de energizar-se, faz um enorme bem ao espírito de quem ajuda. Trabalho voluntários criam ou aumentam nossas perceptivas de vida. Envolva sua equipe em alguma causa social além do bem para a “alma” será um grande marketing para sua organização.

A necessidade é a mãe das invenções“. Momentos em que existem escassez de recursos estimulam a criatividade. Se houver necessidade a mente humana usará todo seu potencial criativo para solucionar o problema. “Fechar a torneira” e a melhor forma da sua empresa fazer mais com menos.

Difunda para todos a identidade organizacional da sua empresa. Se a missão, visao de futuro, negocios e valores da sua empresa não forem entendidas, na sua plenitude, por todos que fazem parte da sua organização não haverá sinergia e nem realização das estratégias.

Seja autentico sempre. qualquer esforço para agradar quem que se seja pode desviar você e sua empresa do “caminho“. Será sempre mais fácil convencer qualquer pessoa sobre suas ideias se você estiver seguro que ela lhe pertence. Tentar agradar os outros sempre nos leva a caminhos obscuros ao nosso conhecimento.

Sua empresa existe para resolver um problema do seu cliente. Tenha certeza que essa verdade faz parte da sua estratégia e é percebida pelo seu cliente. Tenha feedbacks constantes com todos para perceber se esta acontecendo e se não está o que pode ser feito para acontecer. Necessidades novas surgem e são oportunidades para fidelizar seu cliente e fazer sua empresa crescer.

O ecossistema onde você e seu negócio estão inseridos é muito vasto e aqui temos somente algumas “ideias“, obtidas a partir da minha vida, incluindo família, funcionários, clientes e amigos. Nunca é fácil, eu mesmo, as vezes, me esqueço de seguir esses conselhos, mas é possível!

Faça um reflexão e adapte casa analise a sua própria experiência.

Marcelo Miranda (Diretor Comercial e Projetos da Unigex)

CRM

8 Benefícios do CRM para Pequenas Empresas

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CRM & Vendas

Recomendamos bastante nas Consultorias a metodologia de vendas baseada em Funil de Vendas (Pipeline), onde a gestão deve ser feita com um CRM ou Software Integrado, pois se for feita em Excel, erros graves vão ocorrer. Tanto que fizemos o post que foi um sucesso chamado 3 Definições de Funil de Vendas no Software CRM, que recomendo sua leitura.

Para convencê-lo em investir em uma solução de TI para gerir o pipeline, trouxe os 8 principais benefícios do CRM para Pequenas Empresas (inclua também média empresa):

Redução do Ciclo da Venda. Tempo despendido para percorrer todos os estágios do funil de vendas fica menor, pois o CRM para Pequenas Empresas proporciona uma visão aos gestores para reconhecer as oportunidades de valor logo que ocorrem, e assim, podem apoiar a equipe pontualmente. Os vendedores passam a ter melhor desempenho, pois recebem mais apoio dos seus superiores nos estágios decisivos e nas oportunidades mais valiosas.
Forecast. Com um forecast você tem visualização detalhada do potencial das receitas de vendas em cada estágio do funil.
Análise de Desempenho. Excelente ferramenta para planejar os próximos passos, objetivos e metas da sua empresa, pois é uma fonte de conhecimento de desempenho de vendas. Por exemplo: sua empresa precisa faturar no mês R$ 1.000.000,00 e o seu ticket médio está em R$ 10.000,00, logo você precisará de 100 negócios fechados no ano. Para chegar nesse volume de fechamentos, quantas oportunidades de vendas você precisará abrir?
Barreiras. Descubra os motivos pelos quais está perdendo negócios (gargalos). Em qual estágio do funil de vendas? Análise as barreiras vesus o segmento dos prospects/clientes, mix de produtos, território e perfil do profissional de vendas.
Placar de Vendas. Os famosos relatórios ou dashboards que ditam o humor da chefia. Eles permitem a avaliação completa e real time do desempenho, de forma rápida e simples para que você tenha tempo de tomar alguma ação.
Foco. O CRM para Pequenas Empresas ajudam a identificar clientes e prospect potenciais com uma qualificação prévia do perfil de cliente ideal para a sua empresa. Isso também irá lhe ajudar a vender melhor.
Campanhas de Vendas. Identifique as fontes de geração de leads (outdoor, comercial em TV, rádio, Google, Facebook, feira, etc). O CRM para Pequenas Empresas vai identificar quantos e quais meios são mais eficazes com base em gastos com propaganda versus retorno de vendas obtido.
Capacitação de Vendedores. O treinamento será mais eficaz, pois o vendedor será preparado para cada etapa do funil de vendas de forma automatizada, onde ele terá foco apenas no negócio a ser fechado, sem ter de se preocupar em esquecer informações, perder dados ou documentos do cliente, etc.