Jason [BIG DATA] Bourne

Postado por | agosto 16, 2016 | BIG DATA | Sem Comentários

Assisti esse final de semana ao filme do super espião Jason Bourne, Um filme de ação com muita pancadaria e pouco diálogo, uma boa diversão.

Independente do estilo do filme agradar ou não a você, uma das coisas que mais me chamou atenção foi a enorme quantidade de aplicações de BIG DATA que são referenciadas no filme.

São utilizados algorítimos de predição, de análise em tempo real de redes sociais, analise em tempo real de dispositivos ou internet das coisas (IoT – Internet of Things), entre outras utilizações práticas de tecnologia.

Fica bem prático para qualquer pessoa perceber do que se trata BIG DATA. Em diversas cenas a especialista em tecnologia da “agencia de inteligencia” se utiliza da tenologia no processo de tomada de decisão.

Um uma cena, a partir de registros de presença, captados por câmeras de segurança, espalhadas por diversos locais, a analista consegue traçar, com utilização de algoritmo de predição o possível local onde uma determinada pessoa está.

Em outra cena, a partir de registros em tempo real nas redes sociais, a analista consegue identificar uma modificação comportamental que inferir um novo acontecimento em um determinado local.

As câmeras fazem análise das imagens em tempo real possibilitando a identificação com precisão de pessoas.

Todos os dispositivos estão sempre enviando sinais que são capturas e analisados em tempo real.

No filme, tudo parece muito “simples”, mas não é bem assim, apesar de ser real, essas aplicações tecnológicas ainda precisam de mais profissionais aptos a utiliza-las.

Atualmente esses profissionais, chamados de “cientistas da dados” são ou “unicórnios” da vez. É necessário um conjunto de habilidades, multidisciplinares para estar na “crista” desta nova onda. conhecimentos de tecnologia, negócios, matemática e estatística, são necessários para poder utilizar a grande quantidade de informação disponibilizada, em um tempo hábil e obter conhecimento que ajude no processo de tomada de decisão.

O que você esta fazendo agora para entrar nesse novo processo ?

About Valder Cantidio

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não sera publicado. Os campos obrigatórios estão marcados.

Você precisa ficar logado para postar um comentário.